Com apenas 16 anos de idade, a ativista climática adolescente Greta Thunberg já foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz por sua influência na conscientização sobre as mudanças climáticas. Em setembro de 2018, ela se tornou um nome familiar ao iniciar a greve escolar pelo clima, que aconteceu em mais de 2000 cidades no mundo todo e envolveu cerca de 1,4 milhão de participantes.


O movimento de greves escolares levou a protestos em todo o mundo (Foto: Julian Meehan)

“No ano de 2078 vou celebrar o meu 75º aniversário. Se eu tiver filhos, talvez eles passem esse dia comigo. Talvez eles me perguntem sobre você. Talvez eles perguntem por que você não fez nada enquanto ainda havia tempo para agir. Você diz que ama seus filhos acima de tudo e ainda assim está roubando o futuro deles diante dos olhos deles. Até que você comece a focar no que precisa ser feito ao invés do que é politicamente possível, não há esperança”.

Greta Thunberg

Embora mais de 7 em cada 10 americanos acreditem agora que o aquecimento global é uma verdadeira ameaça pessoal, pouco tem sido feito politicamente para superar a crise climática e a crise ecológica que estamos enfrentando atualmente. Em resposta a um importante relatório da ONU que revela o impacto devastador que os seres humanos continuam a ter no nosso planeta, Thunberg afirmou que “a mensagem está claramente não chegando” às pessoas no poder. Acredita firmemente que devem ser tomadas medidas determinadas e imediatas para mitigar os problemas de poluição antes de responder às questões económicas.

“E sim, eu sei que precisamos de uma mudança de sistema em vez de uma mudança individual. Mas você não pode ter um sem o outro.”

Greta Thunberg, Brilliant Minds Conference

É claro que esta é uma pílula difícil de engolir para muitos políticos e empresários. Mas vamos lembrar que foi preciso apenas um adolescente determinado para despertar a consciência global em massa sobre a mudança climática. Ela juntou agora milhões de estudantes, adultos e celebridades a bordo, de modo que os políticos são forçados a ouvir.

Greta Thunberg lembra-nos que nunca somos pequenos demais para fazer a diferença. Junte-se à bUnited hoje e juntos podemos mudar a economia para fazer com que as empresas ajam de forma mais responsável em relação ao nosso planeta.

Share This