Todos nós já vimos os números e ouvimos as notícias sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Desde verões com recorde de calor até recordes de invernos mais úmidos. Selecionamos 6 documentários sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas (você sabia que eles não são a mesma coisa?) Eles abordam vários aspectos do problema, trazendo consciência para esta catástrofe global que afeta a todos.

 

1) Uma Verdade Inconveniente (2012)

Ele nunca se tornou presidente dos Estados Unidos, mas ganhou um Oscar e um Prêmio Nobel da Paz por “Uma Verdade Inconveniente” e seu trabalho sobre as mudanças climáticas. Esta foi a mãe de todos os filmes ambientais na última década. O “filme que eles não querem que você veja”.

 

 

2) Food, Inc. (2008)

Este é o documentário que você precisa assistir para compreender os segredos da indústria alimentar americana e entender o quão insustentável é a indústria de carne e de grãos. Você também vai descobrir como a indústria da comida conspirou para tornar mais difícil para você manter um peso saudável.

 

3) Tapped (2009)

Tapped coloca um olhar crítico nas práticas questionáveis ​​do negócio de água engarrafada, mostrando uma clara evidência de que essa indústria não é apenas um pesadelo ambiental, mas também destrói o mito de que a água engarrafada é mais segura do que a água da torneira. Como algumas cidades estão começando a proibir a venda de garrafas de água de plástico nos Estados Unidos, este é um documentário importante que nos ajudará a mudar todos os nossos hábitos de consumo.

 

4) Cowspiracy: O segredo da sustentabilidade (2014)

Este documentário inovador acompanha o cineasta Kip Andersen, descobrindo que uma das maiores indústrias do planeta é a principal causa das mudanças climáticas, do aquecimento global e da degradação ambiental – e por que as principais organizações ambientais do mundo têm medo de falar sobre isso. (Disponível no Netflix)

 

 

5) Chasing Ice (2012)

É difícil negar as mudanças climáticas quando se olha para a evidência fotográfica de Jeff Orlowski. Este documentário indicado ao Oscar segue o cientista James Balog e sua equipe enquanto viajam pelo Alasca, Groenlândia e Islândia, em uma tentativa de registrar o derretimento das calotas usando fotografia de stop-motion. Não é só uma prova irrefutável dos efeitos do aumento das temperaturas, as imagens que você vai ver são absolutamente deslumbrantes. (Disponível no Netflix)

 

6) Before the Flood (2016)  

Feito com a National Geographic, este é um documentário duro que Leonardo DiCaprio fala sobre a importância de educar as pessoas sobre a mudança climática. DiCaprio viaja pelo globo para capturar os efeitos das mudanças climáticas, entrevistando líderes mundiais que incluem o presidente dos EUA, Barack Obama, o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, o secretário de Estado John Kerry e o secretário-geral da ONU, Ki-Moon. Esse é um documentário que todos precisamos assistir.

 

Share This