Todo mundo sabe quanto calça, mas nem todo mundo sabe o tamanho de sua pegada ecológica. Ou até mesmo, o que é uma pegada ecológica. Essa pegada é uma forma de medir o seu estilo de vida e dizer como você tem usado os recursos do nosso planeta.

Quem cultiva hábitos sustentáveis tem uma pegada menor do que quem, por exemplo, utiliza carro todos os dias, deixa todas as luzes da casa acesas, toma banho quente e demorado.

A pegada ecológica é expressa em hectares (ha) – ou seja, é o território produtivo necessário para a manutenção da sociedade como a conhecemos. Quanto mais desenvolvido um país, mais demanda ele gera, e portanto, maior é a sua pegada.

Veja algumas dicas para diminuir a sua pegada ecológica:

  • Use mais o transporte público, vá de bicicleta ou faça carona solidária com os amigos.

shutterstock_310971626-1

  • Mantenha os pneus calibrados e use menos o ar condicionado
  • Coma menos carne animal, produtos industrializados e de fast food. Assim, você adota uma dieta mais saudável ainda ajudará a evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo.

shutterstock_506272792-1

  • Reutilize a água da máquina de lavar roupa para limpar calçadas ou lavar o carro.

test4foto: www.google.com.br

  • Diminua os hábitos consumistas, esse é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta.

test5foto: www.google.com.br

  • Leve ecobags para o supermercado.

 

Quer descobrir quantos planetas seriam necessários para manter a humanidade se todos tivessem os mesmo hábitos de vida e consumo que você? Clique e responda ao quiz.

 

 

Share This