Você sabia que quase metade da comida produzida no mundo é desperdiçada?

 

Veja algumas dicas para ajudar a diminuir esse problema e a economizar dinheiro.

 

O desperdício de alimentos é um assunto que merece ser tratado com a devida atenção. Segundo a Organização das Nações Unidas, 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada todos os anos. Com o aumento da população, se as pessoas continuarem nesse hábito de consumo, no futuro não haverá alimento e água para todos. Faça a sua parte e não jogue o seu dinheiro no lixo. Veja as dicas para reduzir o desperdício de alimentos e também para aproveitar melhor o que você tem na sua cozinha:

– Dê preferência aos produtos que estão próximos do vencimento da validade quando for cozinhar.

– Em vez de fazer uma compra por mês, experimente ir ao mercado mais vezes e comprar menos produtos. Assim você evita comprar em excesso e tem sempre produtos mais frescos em casa.

-Antes de ir ao mercado faça uma lista do que você realmente precisa comprar. Para isso, dê uma boa olhada na despensa e na geladeira antes.

 

– Cuidado com as promoções: elas são as grandes inimigas do consumo consciente, pois estimulam a compra de muitos produtos que acabam estragando.

– Não desperdice cascas, talos e folhas das frutas e vegetais. Estas partes dos alimentos são ricas em vitaminas e minerais e podem se transformar em acompanhamentos nutritivos e saudáveis para as refeições.

– Guarde as maçãs e batatas juntas, pois o gás etileno da maçã impedirá a batata de brotar.

-Lave e seque bem frutas e verduras antes de guardar na geladeira: eles vão durar mais.

– Não jogue fora uma fruta ou legume por causa de uma pequena parte feia ou estragada. Corte-a e consuma o que sobrou.

– Utilize vasilhas e saquinhos transparentes e cole etiquetas para identificar melhor os alimentos: quando você vê a comida e sabe o que é, fica mais fácil evitar o desperdício.

– Passe óleo vegetal na casca do ovo para mantê-lo fresco por mais tempo.

– Busque sempre embalagens com fechamento a vácuo para conservar melhor os alimentos

– Aproveite a água com que lavou as verduras para regar as plantas em seguida. Já a água do cozimento do macarrão, batata e de outros alimentos ricos em amido é ótima para o preparo de sopas.

Para saber mais sobre como ser um consumidor inteligente e tornar o mundo mais sustentável e justo, junte-se a bUnited.

 

Share This