Economizar água é papel de todo mundo. Segundo a ONU, se não houver mudanças de nossos hábitos de consumo de água em um curto prazo, quase metade da população do planeta terá problemas de abastecimento de água até 2030.

Veja abaixo algumas dicas para economizar água e também faça a sua parte. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, você ainda alivia as suas despesas no fim do mês.

 

1-Sabia que a cada minuto a menos no banho você economiza 23 litros de água? Então, vamos tomar banho mais rápidos.

chuveio

 

2-Tem uma torneira pingando? Conserte‑a logo. O desperdício de água pode chegar a 2.000 litros por mês.

torneira

3-Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou se barbeando. Uma torneira aberta pode desperdiçar até 15 litros por minuto.

fechar

 

4-Lave frutas e verduras em uma bacia com água, ou na pia cheia até a metade, em vez de sob a torneira. Isso pode reduzir o consumo de água em mais de 30 litros a cada vez.

bacia

 

5-Ao lavar o carro, use balde e esponja no lugar da mangueira. Se utilizar apenas seis baldes, a economia chegará a 150 litros por lavagem.

lavar

 

6-Feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo do banho e economiza cerca de 80 litros de água.

ensaboa

 

7-Mantenha um balde no chuveiro para reter a água que corre até que ela aqueça. Utilize esta água para lavar o banheiro, a cozinha e até para regar as plantas.

balde

 

8-Aproveite a água da chuva para uso não potável: ela pode ser usada na lavagem do quintal, na rega das plantas e até em descargas.

agua_chuva

9- Para detectar vazamentos, periodicamente feche o registro e verifique se o relógio continua contando. Uma gota vazando por segundo resulta em 30 litros de água desperdiçados por dia.

registro2

 

10-Regue o jardim à noite para evitar perdas por evaporação e dê preferência aos regadores, em vez da mangueira.

jardim-noite

 

11- Não jogue óleo de fritura na pia, um litro de óleo pode contaminar até 400 mil litros de água e é muito nocivo ao meio ambiente. O óleo deve se depositado em um ponto de recolhimento: alguns supermercados tem esses pontos no estacionamento.

nooleo

 

12-Escolha plantas como cactos e suculentas para seu jardim, consomem menos água e dão muito menos trabalho.

cactus

 

Para saber mais sobre como ser um consumidor inteligente e tornar o mundo mais sustentável e justo, junte-se a bUnited.

Share This