Pare um pouco para pensar. Quando foi que nos tornamos uma sociedade de plástico?

Você sabia que cada pedaço de plástico que já foi criado ainda existe? Usamos sacolas de plástico,  garrafas d´água, canudos, copos, sacolas, utensílios, embalagens. O problema é que o planeta não digere plástico. Só no Brasil, são jogadas fora cerca de 30 milhões de embalagens plásticas todos os dias.

 

Veja a resposta a algumas perguntas com as quais deveríamos estar preocupados:

O que acontece ao plástico depois de usá-lo?

Uma parte vai para aterros, outra vai para os rios e entra em nossos oceanos.

Qual é o produto número 1 feito de plástico?

A cada ano, são usados 17 milhões de barris de petróleo para fazer garrafas de plástico – isso é suficiente para abastecer 1 milhão de carros por ano.

LixoPET20080220MarcelloCasalJrAgenciaBrasil

Existem 6 vezes mais pedaços de plástico na superfície de nossos oceanos do que a quantidade de espécies marinhas. O plástico corresponde a  90% de todo o lixo flutuante na superfície dos oceanos. Muitas vezes esses pedaços de plástico viram comida para a fauna marinha (peixes, mariscos etc.) e acabam entrando na cadeia de alimentação humana.

 

Qual o efeito do plástico sobre a saúde humana?

Produtos químicos usados para produzir plástico, como o bisfenol-A (BPA), são absorvidos pelo corpo, expondo você ao risco de ter doenças cardíacas e câncer nas mamas, no cérebro, na próstata.

93% dos brasileiros têm BPA em seu corpo.

O que podemos fazer?

A solução é simples. Basta recusar o plástico descartável ou usar materiais biodegradáveis. Assim, você pode melhorar a saúde dos oceanos e de tudo a sua volta – incluindo a saúde humana e a saúde animal.

Para saber mais sobre como ser um consumidor inteligente, junte-se gratuitamente a bUnited.

Share This